Curso Cidadão Ciberinformado ensina a combater discurso de ódio na internet

O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a agência Lusa e o Inesc-ID lançam esta segunda-feira a 3.ª edição do curso “elearning” Cidadão Ciberinformado, que tem agora mais um módulo dedicado à questão do discurso de ódio nas redes sociais.

Este novo módulo pretende “sensibilizar os utilizadores para a temática do discurso de ódio, procurando contribuir para a literacia digital e estimular o pensamento crítico relativamente aos conteúdos que consomem e partilham nas redes sociais”, explicou à Lusa a investigadora do INESC-ID Paula Carvalho.

“Acreditamos que os utilizadores informados podem ajudar de forma ativa a combater o discurso de ódio, recorrendo, por exemplo, aos mecanismos de denúncia que têm ao seu dispor e que, por vezes, desconhecem, bem como construir contranarrativas que combatam a normalização deste fenómeno e contribuam para a defesa dos direitos humanos”, acrescentou.

O coordenador do gabinete de Projetos, Inovação e Formação da agência Lusa, João Pedro Fonseca, alertou para o aumento exponencial do discurso de ódio nas redes sociais, que é consequência dos algoritmos que se alimentam das interações geradas nas plataformas “online”, sendo por isso, necessária uma reflexão sobre o tema.

Curso pretende “sensibilizar os utilizadores para a temática do discurso de ódio, procurando contribuir para a literacia digital e estimular o pensamento crítico”.

Link: observador.pt